Métodos Pilates

Joseph Hubertus Pilates nasceu próximo de Dusseldorf na Alemanha no ano de 1880. Foi uma criança frágil, doentia que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Desde cedo se dedicou a prática de esportes como boxe, ginástica, esqui e luta romana com o objetivo de adquirir força muscular e corpo saudável. Aos 14 anos já exibia excelente forma física podendo até mesmo posar para atlas de anatomia (Camarão, 2004).
No ano de 1912, Pilates mudou-se para a Inglaterra, onde trabalhava como lutador de boxe, artista de circo e treinador de autodefesa de detetives ingleses. Após dois anos, teve inicio a Primeira Guerra Mundial e Pilates foi considerado um “estrangeiro inimigo” sendo levado para um campo em Lancaster com outros alemães que posteriormente foram transferidos para a ilha de Man no Reino Unido (Gallagher e Kryzanowska, 2000).
Na enfermaria do acampamento, treinou outros estrangeiros com os exercícios que havia criado. Amarrou molas em camas hospitalares para que à medida que os pacientes se recuperassem, pudessem tonificar e alongar seus músculos com exercícios de resistência. Sua técnica teve reconhecimento quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe e outras doenças comuns em locais onde existe uma grande concentração de pessoas em condições desaforáveis em 1918 (Smith, 2009 e Camarão, 2004).
Com o fim da Guerra, Pilates deu continuidade a seus programas de treinamento em Hamburgo na Alemanha onde aperfeiçoou seus métodos trabalhando com a força policial da cidade. No a ano de 1926, desiludido com o exercito Alemão, Pilates emigrou para os Estados Unidos e no navio para a América conheceu sua futura esposa Clara. Ao chegarem em Nova York fundaram um Studio e juntos surpevisionaram seus clientes até a década de 60 (Gallagher e Kryzanowska, 2000).
Originalmente Pilates batizou seu método de “contrologia”, mas hoje é conhecido por seu sobrenome. É diferenciado por trabalhar de forma intensa a musculatura abdominal – centro de força – enquanto fortalece e alonga as outras partes do corpo por meio de exercício de baixo impacto e com poucas repetições (Siler, 2008).
No ano de 1967, aos 87 anos de idade, Joseph Pilates morre em plena forma física e atividade devido um incêndio em seu Studio inalando grande quantidade de fumaça. Desde então a viúva Clara auxiliada pela ex aluna de Pilates Romana Kryzanowska adotaram a direção do Studio do casal e em 1976 com a morte de Clara, Romana assume o comando geral (Robinson e Napper, 2005 e Siler, 2008).